ÍNDIA TIKUNA WÊ'E'ÊNA MIGUEL

ÍNDIA TIKUNA WÊ'E'ÊNA MIGUEL

sábado, 23 de outubro de 2010

JORNAL ABC REPORTER

2/22/2010

Nascida na Aldeia Tikuna de Umariaçu

CLIQUE PARA AMPLIAR
Da Redação

Nascida na Aldeia Tikuna de Umariaçu, município de Tabatinga no estado do Amazonas, a Índia Tikuna -We e ena Miguel- que quer dizer "onça nadando para o outro lado do rio", formou-se em artes plásticas no IDC- Instituto Dirson Costa de Arte e Cultura do Amazonas, em de dezembro de 2004.
Descobrindo então o seu dom, recebeu vários prêmios de destaque profissional, destacando-se como a "melhor artista plástica indígena do Brasil", na 1ª Coletiva de Artistas Indígenas do Amazonas - ano 2005, patrocinada pelo Banco do Amazonas. Atualmente We e ena possui seu Atelier próprio em Ribeirão Pires, no Castelo de Robson Miguel, com quem é casada.
Hoje, além das muitas obras vendidas, 12 de suas obras compõem o acervo de exposição permanente no Museu Histórico de Manaus, localizado em frente ao Teatro Amazonas.
Dado à grande aceitação de sua arte e os muitos convites para exposições de suas obras, We e ena decidiu dedicar-se ao trabalho de Produções Artísticas e a inclusão social dos povos indígenas, através da difusão da sua arte realizando o lançando o 1º Concurso de Miss Indígena na Aldeia Tenondé Porã em Parelheiros São Paulo.
Casada com o Violonista e Maestro Robson Miguel, também conhecido da mídia e dentre as nações indígenas como o 1º Cacique Cafuzo Tukumbó Dyeguaká - Robson Miguel, We e ena Miguel ficou reconhecida pela mídia nacional e internacional de revista, jornalística e televisiva, como sendo a "Primeira Rainha Indígena do Brasil" a viver em um castelo. Dado à sua beleza natural de mulher indígena brasileira, We e ena também já foi capa de importantes revistas e por quatro vezes destaque da Revista Caras.

LANÇAMENTO
Como herança e divulgadora cultural do seu povo Tikuna, We e ena é uma profunda conhecedora de sua própria história e dos cânticos do seu povo, sendo compositora de inúmeras canções, que está concluído no seu primeiro álbum discográfico intitulado "We e ena - Encanto Indígena" com arranjos e participação especial do seu esposo Cacique Cafuzo Tukumbó Dyeguaká - Violonista e Maestro Robson Miguel. O lançamento será na Casa da Fazenda do Morumbi (Av. Morumbi, 5594 - São Paulo) no próximo dia 9 às 19 horas, com entrada franca. Haverá também exposição de outros trabalhos da artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário